Tiro, a cidade do cilíco e cinza

 






Tiro era uma cidade importante que situava-se na Fenícia (Is 23:7; Sidônia Gn 10:15).
Heródoto acreditava, segundo relato de sacerdotes de Melcarte (deus/abominação patrono de Tiro), que a cidade havia sido fundada 2.300 antes de este ter chegado lá, somando então 2.750 (aproximadamente).


Nos tempos antigos, comerciantes fenícios navegaram o Mediterrâneo com os produtos da sua civilização avançada - Madeiras nobres, tecidos tingidos, vidro e metais preciosos. (Ver história do Rei David)

No centro da sua rede comercial estava o próspero porto de Tiro, de onde navegaram os navios mercantes o comprimento do Mediterrâneo. Hoje Tiro é conhecido pelo nome Sur, uma cidade no Líbano a 80 quilómetros a sul de Beirute.







Deparamo-nos com Tiro em diversos livros do Antigo Testamento. Por volta de 1000 a.C., o rei Hirão de Tiro, forneceu materiais para a construção do Templo de Salomão. Mais tarde, lemos acerca da notória Jezebel, esposa do Rei Acabe de Israel: ela era a filha de um rei de Tiro.

Por volta de de 580 a.C., no entanto, Tiro sofreu o ataque de Nabucodonosor rei de Babilônia, que aplainou a velha cidade e fez os moradores tomarem refúgio numa ilha no mar. Mais tarde, outro invasor, o grego Alexandre, o Grande, colocou um espetacular cerco à ilha, levando ao fim da era dourada de Tiro. 

Após a Primeira Cruzada, foi capturada, tornando-se uma das cidades mais importantes do Reino de Jerusalém. Fazia parte do domínio real, embora houvesse colónias autónomas para as cidades mercantes da Itália. De resto, e enquanto Jerusalém não foi conquistada por Saladino em 1187, Tiro manteve-se uma cidade importante para o Cristianismo, acolhendo arcebispos e formando Patriarcas.


A cidade de Tiro foi particularmente conhecida pela produção de um tipo de tinta púrpura bastante raro, retirado de caramujos. Esta cor era reservada, em muitas culturas dos tempos antigos, para a realeza ou nobreza.



“Depois Jesus começou a censurar as cidades, onde tinha feito grande número de seus milagres, por terem recusado arrepender-se:  Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque se tivessem sido feitos em Tiro e em Sidônia os milagres que foram feitos em vosso meio, há muito tempo elas se teriam arrependido sob o cilício e a cinza." Mt 11

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nínive, a cidade da rebeldia eterna

As 10 maiores cidades em Israel

Mispa, cidade da claridade e juramentos / Lar de Profetas